Helena Assennato: O Sonho que Nasceu do Autismo e Floresceu nos Palcos

Com apenas 10 anos, a pequena atriz e modelo Helena Assennato encanta o público com talento
Com apenas 10 anos, Helena Assennato já carrega uma história de superação e talento que emociona. Diagnosticada com autismo ainda pequena, ela começou a frequentar terapias como parte de seu desenvolvimento, sempre vestida com looks escolhidos a dedo e, claro, adorava tirar fotos. O encantamento pelas lentes e pelas passarelas veio naturalmente, incentivado por quem a via brilhar mesmo fora dos palcos. Assim, ainda criança, iniciou aulas de passarela com Clô Macia e descobriu uma paixão que cresceria junto com ela. O que começou como estímulo terapêutico virou amor pela arte. Da passarela, Helena logo migrou para o teatro, se apaixonou pelos palcos e pela atuação, revelando talento em testes e participações, como quando impressionou os avaliadores em um teste para a novela A Caverna Encantada.
Desde então, sua rotina se equilibra entre escola, cursos de teatro, reforço escolar, musicalização, ginástica artística, inglês e terapia sempre com tempo reservado para brincar, passear, ir ao cinema e ser, acima de tudo, uma criança feliz. A família é peça fundamental em toda essa construção. Presente, amorosa e atenta, ela oferece suporte sem pressionar, incentiva sem impor e participa de tudo, das aulas aos testes, deixando claro que as decisões finais sempre partem da própria Helena. “Ela sabe que pode mudar de ideia a qualquer momento. O importante é que tudo seja leve, divertido e respeite o tempo dela.”
Com cuidado e responsabilidade, a família também protege sua exposição. Helena não tem redes sociais logadas em seu celular e tudo que é publicado passa por supervisão direta dos pais. As mensagens e comentários são lidos juntos, e qualquer decisão relacionada à carreira passa por um filtro rigoroso de segurança, respeito à idade e equilíbrio emocional. Para lidar com as exigências do meio artístico, Helena também conta com acompanhamento profissional constante, garantindo que o desenvolvimento aconteça de forma saudável.
Mesmo tão nova, Helena já viveu momentos inesquecíveis. Um dos mais emocionantes foi sua primeira atuação como vilã na Pracinha do +SBT, onde se divertiu dando vida a uma personagem atrapalhada e cheia de ideias malucas. Para a mãe, foi um marco especial: “Até quase 4 anos, a Helena não falava. O diagnóstico assusta, mas desistir nunca foi uma opção. E se a vida te der limões, a gente faz uma torta de limão.”
O maior sonho da família é que Helena siga fazendo o que ama, crescendo com leveza, segurança e autenticidade. Entre conquistas e desafios, ela mostra que, com amor, apoio e respeito, qualquer criança pode encontrar seu lugar no mundo, inclusive nos palcos.
